Visita à Resinorte
Hoje, dia 4 de Junho celebramos o Dia Mundial do Ambiente.
Para festejar este dia, tão especial, fizemos uma visita à Resinorte, que fica em Codeçoso. Fizemos esta visita para aprender a reciclar e reutilizar os materiais.
Ao chegarmos a este sítio, pouco agradável, pois cheirava mal, lanchamos e, logo a seguir, foi anunciado que íamos ver um teatro. Nesse teatro foi mostrado como se fazia a reciclagem. Na peça entravam, como personagens, dois palhaços que mostraram e disseram desde o princípio, ao fim, como reciclar para manter o ambiente limpo e bonito. Ao longo do teatro foram necessários alguns alunos para participar nas atividades.
No pavilhão de Triagem 1,onde vimos o teatro, vi também cubos grandes e pequenos com latas, outros com papel, cartão e outros com plástico.
No fim do teatro, fomos ver o aterro sanitário, onde camiões descarregavam o lixo doméstico, que devido a ser doméstico não dá para reciclar.
Aprendi que o lixo em decomposição produz um liquido chamado biogás. Este biocombustível, depois de tratado produz energia.
Observamos tudo muito bem e aprendemos, mais uma vez a entender o significado dos 3 R`s.
Acabamos a visita, a soltar balões verdes biodegradáveis para o ar e a saborear um delicioso pacote de pipocas bem quentinhas.
Joana Marisa

No dia 4 de Junho, pela manhã fomos à RESINORTE que fica em Codeçoso, Celorico de Basto.
Chegamos e fomos recebidos por uma senhora que nos ofereceu um autocolante relacionado com o Dia do Ambiente.
Fomos ao pavilhão onde se separa o lixo e se esmagam latas, papéis, cartões…
Sentados numa tela assistimos a uma peça de teatro. O teatro era sobre um palhacinho muito traquina que andava na rua a atirar o lixo para o chão em vez de o colocar no sítio certo.
Quando apareceu outro palhaço com um apito na mão, assobiou-lhe e disse-lhe para não atirar o lixo para o chão.
O palhaço apanhou o lixo todo e colocou-o no ecoponto.
No verde colocou os vidros, no azul os cartões e os papéis e no amarelo as embalagens, plástico e o metal. Fizemos jogos divertidos a aprender a separar o lixo, descobrir o intruso entre os resíduos e o jogo mar/terra.
Deslocamo-nos ao aterro sanitário e vimos o lixo doméstica a ser descarregado. Explicaram-nos que o lixo quando se decompões produz o biogás.
Para celebrarmos esta visita comemos pipocas, deram-nos balões que lançamos para o ar , mais pareciam estrelas a voar.
Uma visita de estudo muito interessante porque aprendemos muito.
Joana Maria