sexta-feira, 26 de março de 2010

Uma Páscoa muito feliz


A todos os coelhinhos de Páscoa da turma 1A de Torreira, umas férias carregadinhas de brincadeiras, alguns trabalhinhos e muitas amêndoas com as cores do arco-íris.
Restabeleçam as energias para enfrentarmos o último trimestre.
Espero-vos dia 12, cheiiiinhos de novidades e vontade de atingir as metas para o final deste 1ºano.
Boas férias.

terça-feira, 23 de março de 2010

Experiências com água

Com uma voz convidativa à atenção e necessidade de "tradutor", pois, foi isso que o Pedro fez, achando que percebia tudo muito bem e então traduzia para os colegas. Claro que todos perceberam tudo muito bem e as experiências foram um sucesso.
- A interrogação " Porque chove?" deixou as crianças a pensar e rapidamente entenderam e verificaram como se forma a chuva.
- Quais as razões que levam alguns objectos a flutuar e outros não.
- As ETA e suas razões de existência.


Jogo do Chão - O Topas salva o Planeta

Actividades lúdico-pedagógicas

Os ateliês proporcionados pelo projecto "Mil Escolas"deixaram momentos inesquecíveis que com todo o agrado, a turma 1A de Torreira, após o desenvolvimento da expressão oral registou através do desenho, pintura e algumas frases, as vivências desse dia.
O Topas trata da água



domingo, 21 de março de 2010

Projecto " Mil Escolas"


No dia 19 de Março iniciaram-se as actividades lúdico-pedagógicas ligadas ao projecto " A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos".
Iniciou-se a actividade com a entrega dos prémios, um computador portátil, um projector e um kit para tornar mais preciosa a nossa horta biológica.
A equipa de técnicos da responsabilidade das "Águas do Douro e Paiva" invadiram a escola com cinco ateliês, onde não houve tempo para pensar em cansaço, nem fome, nem casa-de-banho,como é habitual nas crianças no seu dia a dia escolar. Das 9h30m às 13h e 15m, as actividades foram rotativas, motivadoras, cativantes, despertando nas crianças muita curiosidade,interesse e gosto.
O dia foi de festa com os representantes das" Águas do Douro e Paiva", director do Agrupamento,coordenador de estabelecimentos, representante da associação de pais e a impulsionadora do projecto, professora Flora Queirós.
A turma 1A, iniciou com o ateliê " Cinco Sentidos - a arte e a biodiversidade" Qual nave espacial onde nada faltou, onde a imaginação levou os guardiões do futuro a pensarem seriamente no ambiente.O jogo do chão foi uma grande brincadeira, repleto de questões sobre o mundo que nos rodeia e do qual todos devemos ambientalmente respeitar.Sairam todos vencedores carregados de energia para salvar o Planeta.
As aventuras do Topas(leitura) encantaram as crianças, pois adoraram ouvir ler e o monitor encantou-os, encarnando as diferentes personagens de uma forma artística.
As experiências com água tornou-os mais curiosos, quando Loli lhes perguntou "porque chove?" fez-lhes compreender o ciclo da água na Natureza, fazendo chover, porque razão há objectos que flutuam e outros se afundam, a necessidade dos rios, a água e as estações de tratamento (ETA).
A expressão corporal, mostrou-nos quanto a imaginação das crianças é fértil, surpreendem-nos e isso aconteceu no jogo dramático - Teatro e o encontro ambiental.
As horas foram passando e no final do jogo dramático quando interrogam a turma 1A, em côro faz a seguinte avaliação: -"ADORÁMOS".

segunda-feira, 15 de março de 2010

O livro reuniu a família


Dando continuidade ao projecto" Lendo histórias...criando leitores" hoje vivemos um momento único, um momento em que a família do António(pai e mãe) vieram ler à sala.Trouxeram a história "Caracóis de ouro e os três ursos".
Todos foram ouvintes muito atentos, interpretando muito bem aquilo que ouviram e expressando a história através do desenho, pintura e algumas frases.
O momento foi uma doçura, aplaudido por todos. No final foram presenteados com uma guloseima que muito apreciaram. Os pais reconheceram que eles foram uns meninos extraordinários.
Caracóis de ouro e os três ursos

sábado, 13 de março de 2010

Já sei ler!


Neste momento em que toda a Natureza desperta do longo Inverno, a sala do 1ºA está no despertar da leitura. Comparo sempre esta etapa ao desabrochar da vida com a chegada da Primavera. As crianças dizem constantemente:"Já sei ler!".
Pela experiência que a vida de docente me tem dado, com um 1ºano chegámos a este período e algo de mágico se passa. Alguns meses atrás avançavamos e recuavamos, interrogando-nos muitas vezes se seria possível atingir as metas definidas para leitura e escrita.
A leitura não é um processo simples e aprender a ler foi sem dúvida um grande desafio.
Será que todas as crianças quando chegam à escola querem aprender a ler?
As crianças quando chegam à escola já levam constituída uma ideia sobre a leitura.
A leitura e escrita estão intimamente relacionadas com a maturidade atingida a nível das estruturas cognitivas, com o clima de confiança, segurança, auto-estima,o seu interesse em comunicar, suas vivências...
Em sala de aula foi sempre criada motivação para a leitura e escrita,lendo muitas histórias (professora,pais,livros digitais),leitura de enunciados escritos presentes sempre em sala de aula,canções, contacto com diferentes livros, muitos registos de escrita diaramente...
A leitura é essencial a qualquer área de conhecimento, favorece todo um mundo de comunicação.
Agora que o abecedário está concluído, deu-se o "milagre" as crianças começam a ler, fez-se um trabalho colectivo e ouviram-se e registaram-se algumas opiniões.
O João Pedro com a ajuda da mãe trouxe de casa umas quadras que identificam o momento vivido por todos.

Com histórias e canções
Já todo o abecedário dei
A minha professora ensinou-me
E todas as letras já sei.

Aprendi o abecedário
Foi muito divertido
Letra a letra fui juntando
Agora leio como um crescido. ( João Pedro)

As letras são tão bonitas, é bom aprender a ler.(Joana Marisa)
Gostei muito de aprender as letras do alfabeto. Foi muito divertido.(Joana Maria)
Agora que aprendemos as letras todas vai ser bom sonhar com a leitura.(Mariana)
Aprender o abecedário foi mágico, descobri que os desenhos das letras e os sons me fazem ler.(Simão)
O abecedário ajuda-me a ler e escrever.(Diana)
Já consigo ler e escrever muitas frases e é o abecedário que me ajuda.(Ernesto)
As letras ajudam-me a crescer mais rápido, o meu corpo funciona a ler e escrever.(António)

segunda-feira, 8 de março de 2010

O Cuquedo


Logo pela manhã soltaram-se animais selvagens, no polivalente da Escola de Torreira. Ouviram-se urros, relinchos e grunhidos. Instalou-se o medo. As manadas de elefantes, girafas, zebras, rinocerontes e hipopótamos tinham medo do Cuquedo que assustava quem ficava quieto no mesmo lugar.
Andreia Macedo contou a história na qual as crianças interagiram sendo as verdadeiras personagens do Cuquedo.

domingo, 7 de março de 2010

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sementeira das batatas

Hoje, da parte da tarde arrancou a segunda etapa da horta biológica com a sementeira das batatas. A avó da Joana já tinha dado início à primeira parte e agora os primeiros regos foram abertos.
Resta-nos acompanhar o crescimento das plantas,mondar,regar quando o calor apertar e um dia colher.
No final houve um "obrigado(a)" à avó.



.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Semana da leitura 3

No âmbito das actividades programadas para a semana da leitura, hoje assistimos à dramatização feita pelos alunos do 4º G - Segura@net e à apresentação de uma história em power point " O Sapo Apaixonado" pelos alunos do 3ºF.
Em sala de aula de acordo com o ano de escolaridade os professores desenvolvem diferentes actividades. Nós usámos palavras, frases, desenhos e pinturas.

O Sapo Apaixonado
....................
Um sapo e uma pata
Verde e branco
O amor não conhece barreiras!


quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana da leitura 2


Vive-se a semana dedicada à leitura lendo e ouvindo ler.
À sala do 1ºA já vieram ler,cantar-O livro é um amigo-dizer lengalengas, trava-línguas,um teatro-Tico e Teca- e os "meninos leitores" levaram a sua história - O Peixe - a outras salas. Momentos vividos que os deixam cheios de força para vencer as dificuldades que a leitura apresenta, motivados para aprenderem muito mais,gosto pela leitura terminando a dizer é bom aprender a ler.



segunda-feira, 1 de março de 2010

Semana da leitura - O PEIXE



Em articulação com as três salas do J.I. de Torreira os alunos do 1ºA, dando cumprimento ao P.A.A. mais propriamente à semana da leitura leram a história O peixe que ia passando no quadro interactivo.
O enredo da história foi do agrado de todos.
No final os "meninos leitores" foram aplaudidos, pois leram muito bem.
Não se podia terminar a festa sem uma canção preparada de acordo com a história lida e intitulada -Eu vi muitos peixes no fundo do mar.




Semana da leitura 1



Escolhemos um livro por variadíssimas razões, uma delas pode ser pela ilustração.
Nestas idades as crianças gostam de ver e comentar as "figurinhas" os desenhos, a cor, a forma, as expressões , tudo isto as seduzem.
Hoje tivemos o privilégio de conhecer a pessoa e a obra de Rui Castro, ilustrador do livro Gato preto, passarinhos azuis.
Rui Castro mostrou-nos a sua paleta (tábua de cozinha velha), pano de limpar os pincéis ( um pano velho que encontrou em casa), frasco para dissolver as tintas, (reutilizado após ter acabado a tinta) papéis onde faz os desenhos preenchidos dum lado e outro, nunca desperdiçados e com isto tudo alertou-nos para a política dos três Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar), ou seja o escultor/ ilustrador preocupa-se com o ambiente.
No final fez um desenho e lançou-nos um desafio contrário ao que lhe fazem a ele. A ele dão palavras e pedem-lhe desenhos a nós ele deu-nos o desenho e espera que as palavras apareçam.
Em sala de aula os alunos tentaram desenhar como Rui Castro e o desafio para a produção escrita aparecerá brevemente.