sábado, 13 de março de 2010

Já sei ler!


Neste momento em que toda a Natureza desperta do longo Inverno, a sala do 1ºA está no despertar da leitura. Comparo sempre esta etapa ao desabrochar da vida com a chegada da Primavera. As crianças dizem constantemente:"Já sei ler!".
Pela experiência que a vida de docente me tem dado, com um 1ºano chegámos a este período e algo de mágico se passa. Alguns meses atrás avançavamos e recuavamos, interrogando-nos muitas vezes se seria possível atingir as metas definidas para leitura e escrita.
A leitura não é um processo simples e aprender a ler foi sem dúvida um grande desafio.
Será que todas as crianças quando chegam à escola querem aprender a ler?
As crianças quando chegam à escola já levam constituída uma ideia sobre a leitura.
A leitura e escrita estão intimamente relacionadas com a maturidade atingida a nível das estruturas cognitivas, com o clima de confiança, segurança, auto-estima,o seu interesse em comunicar, suas vivências...
Em sala de aula foi sempre criada motivação para a leitura e escrita,lendo muitas histórias (professora,pais,livros digitais),leitura de enunciados escritos presentes sempre em sala de aula,canções, contacto com diferentes livros, muitos registos de escrita diaramente...
A leitura é essencial a qualquer área de conhecimento, favorece todo um mundo de comunicação.
Agora que o abecedário está concluído, deu-se o "milagre" as crianças começam a ler, fez-se um trabalho colectivo e ouviram-se e registaram-se algumas opiniões.
O João Pedro com a ajuda da mãe trouxe de casa umas quadras que identificam o momento vivido por todos.

Com histórias e canções
Já todo o abecedário dei
A minha professora ensinou-me
E todas as letras já sei.

Aprendi o abecedário
Foi muito divertido
Letra a letra fui juntando
Agora leio como um crescido. ( João Pedro)

As letras são tão bonitas, é bom aprender a ler.(Joana Marisa)
Gostei muito de aprender as letras do alfabeto. Foi muito divertido.(Joana Maria)
Agora que aprendemos as letras todas vai ser bom sonhar com a leitura.(Mariana)
Aprender o abecedário foi mágico, descobri que os desenhos das letras e os sons me fazem ler.(Simão)
O abecedário ajuda-me a ler e escrever.(Diana)
Já consigo ler e escrever muitas frases e é o abecedário que me ajuda.(Ernesto)
As letras ajudam-me a crescer mais rápido, o meu corpo funciona a ler e escrever.(António)

1 comentário:

  1. Muito obrigada pelo carinho e paciência em ensinar o Simão a ler. É muito bom poder ver e ouvir o entusiasmo com que o Simão lê todas as palavras que vê à sua volta. Muito obrigada Prof. Eugénia

    ResponderEliminar