domingo, 21 de março de 2010

Projecto " Mil Escolas"


No dia 19 de Março iniciaram-se as actividades lúdico-pedagógicas ligadas ao projecto " A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos".
Iniciou-se a actividade com a entrega dos prémios, um computador portátil, um projector e um kit para tornar mais preciosa a nossa horta biológica.
A equipa de técnicos da responsabilidade das "Águas do Douro e Paiva" invadiram a escola com cinco ateliês, onde não houve tempo para pensar em cansaço, nem fome, nem casa-de-banho,como é habitual nas crianças no seu dia a dia escolar. Das 9h30m às 13h e 15m, as actividades foram rotativas, motivadoras, cativantes, despertando nas crianças muita curiosidade,interesse e gosto.
O dia foi de festa com os representantes das" Águas do Douro e Paiva", director do Agrupamento,coordenador de estabelecimentos, representante da associação de pais e a impulsionadora do projecto, professora Flora Queirós.
A turma 1A, iniciou com o ateliê " Cinco Sentidos - a arte e a biodiversidade" Qual nave espacial onde nada faltou, onde a imaginação levou os guardiões do futuro a pensarem seriamente no ambiente.O jogo do chão foi uma grande brincadeira, repleto de questões sobre o mundo que nos rodeia e do qual todos devemos ambientalmente respeitar.Sairam todos vencedores carregados de energia para salvar o Planeta.
As aventuras do Topas(leitura) encantaram as crianças, pois adoraram ouvir ler e o monitor encantou-os, encarnando as diferentes personagens de uma forma artística.
As experiências com água tornou-os mais curiosos, quando Loli lhes perguntou "porque chove?" fez-lhes compreender o ciclo da água na Natureza, fazendo chover, porque razão há objectos que flutuam e outros se afundam, a necessidade dos rios, a água e as estações de tratamento (ETA).
A expressão corporal, mostrou-nos quanto a imaginação das crianças é fértil, surpreendem-nos e isso aconteceu no jogo dramático - Teatro e o encontro ambiental.
As horas foram passando e no final do jogo dramático quando interrogam a turma 1A, em côro faz a seguinte avaliação: -"ADORÁMOS".

Sem comentários:

Enviar um comentário