sábado, 30 de janeiro de 2010

Momento de leitura


Mais um momento em que o prazer de ouvir ler transformou os alunos do 1ºA e uma turma do J.I.em crianças curiosas, entusiasmadas e envolvidas na história como se fossem elas próprios a viver a aventura. O livro que a mãe da Joana Marisa leu foi uma história bem real. Todos eles relataram momentos em que estão demasiado tempo presos ao ecrã da televisão, sem brincar, sem comunicar, absorvendo e pensando que tudo o que vêem é real. O livro "Pedro quer ver televisão" mostrou a realidade vivida no dia-a-dia pelas crianças e ensinou-lhes que há outras formas muito mais saudáveis de viver os tempos livres.

Entre o brincar e o aprender

O jogo ajuda a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado a fim de considerar os interesses e as motivações dos educandos em expressar-se, a agir e interagir nas actividades lúdicas realizadas em sala de aula. Com o jogo a Matemática feita de uma forma lúdica a criança aprende a gostar, sente-se livre e espontãnea. Sendo assim o lúdico promove um novo espaço que dá ao momento de aprendizagem um aspecto mais descontraído que possibilita um aprender a brincar. Assim está a acontecer no Jogo do banqueiro com secretário em sala de aula.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A joaninha vaidosa


Dando continuidade ao projecto de leitura e ao ler que deve ser sempre um acto de prazer, usando os livros digitais do P.N.L. a história eleita foi A joaninha vaidosa. Há descobertas em todas as páginas de um livro. Lida e recontada fez-se o registo através do desenho e pintura associando-lhes algumas palavras. A história transmitia uma mensagem que todos a entenderam,futuramente não sei se a aplicarão ou não, mas tentámos diariamente.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jogo do Três

O jogo é, nestas idades, uma forma privilegiada de promover, por um lado, a aprendizagem e, por outro, a socialização da criança.
Jogo do Três (4; 5…)O jogo desenvolveu-se no recreio, as crianças corriam e ao som das palmas ou através da voz de um colega ou da professora ouvindo um número juntavam-se e formavam grupos – representação pela acção.Em sala de aula fez-se a representação icónica / simbólica e finalmente a representação verbal, falando livremente sobre os trabalhos orientando a conversa para fazerem a reconstituição oral do jogo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vamos contar um segredo...e outra história

A meio da tarde chegou à sala do 1ºA a mãe do Simão Silveira com um livro de António Torrado.
Ficámos todos expectantes para ouvir a história. Escolheu-se um lugar para a mãe, mas o Simão fez questão de a ter bem juntinho a si.

Vamos contar um segredo...e outra história - título da obra.
Dentro desta havia uma outra - O rato que rói.

Vamos contar um segredo
Um simples quadro numa parede de uma sala guardava um grande segredo.
Um dia a porta da casa do quadro abriu-se e da casa do quadro saiu em direcção ao jardim um homem pequenino.
Sem que ninguém o visse o homem cortou uma flor e levou-a com ele. Voltou para casa e entrou de onde tinha saído, da casa do quadro. O homem pequenino, lá dentro e sem que ninguém soubesse colocou a flor numa jarra e ficou a olhar para ela. Agora só nós sabemos que na parede daquela casa há um quadro e lá dentro sem que ninguém veja há uma flor numa jarra e um homem pequenino a olhar para ela. Só nós sabemos o segredo do quadro que é agora o nosso segredo .

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Expressão Plástica


A Área da Expressão Plástica contribui de maneira importante para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança. A realização de actividades e experiências diversas e sistemáticas utilizando materiais e técnicas variadas, desenvolvem na criança a imaginação, estimulam a criatividade e a curiosidade, permitem a autocrítica, evitando que a criança seja tímida e insegura. Proporcionam ainda a aquisição de saberes e competências integrando o saber e o saber fazer. Para tal em sala de aula é necessário criar condições, organizar espaços que permitam à criança expressar os seus sentimentos e emoções e conduzi-la à exploração, invenção e produção. Isto tem vindo a acontecer desde o inicio do ano lectivo abordando diferentes temas, neste momento o eleito foi – INVERNO.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Partilhando histórias

" Os projectos de leitura devem rejeitar tentações de modelo único" P.N.L.
Mais um momento dedicado à leitura com a presença sempre muito agradável de um encarregado de educação. A mãe do Telmo Alexandre leu muito bem, as crianças estiveram muito atentas, interpretaram o que ouviram ler e aplaudiram no final.
" A Casinha de Chocolate " foi a história que tanto os divertiu principalmente quando a bruxa má foi castigada. As crianças imediatamente ligaram esta bruxa à bruxa do Oeste, do teatro a que assistiram no Rivoli, no Porto - O Feiticeiro de Oz -.

Livros com Rodas


Temos consciência da importância da leitura e dos seus efeitos no desenvolvimento da compreensão da criança leitora e da passagem gradual que requer o encontro progressivo com a obra literária.Sabemos que ler deve ser um acto de prazer. Os alunos devem considerar o livro como um objecto que lhe pode servir de companhia, um objecto que os ajuda a descobrir novos mundos, sonho, viagens, imaginação....
"Livros com Rodas" estacionaram na sala do 1ºA para fomentar o gosto pela leitura e promover o acesso a livros que abordando diferentes temáticas ajudarão todos os alunos na descoberta progressiva de saber o que é o acto de ler.
O primeiro livro escolhido foi "Uma história de dedos" de Luísa Ducla Soares.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Horta Biológica

A avó da Joana , aluna do 1ºA deu ínicio ao projecto"Horta Biológica".
Com esta actividade, a avó preparou a terra, plantou couves e semeou favas e ervilhas com a colaboração de algumas crianças.




Memória do vivido - Dia de Reis

Manteve-se viva a tradição de Reis. Alunos e professores da E.B.1 da Torreira com vozes bem afinadas a cantar lindos versos acordaram as ruas da freguesia de Fregim. Os alunos do 1ºA em sala de aula representaram através do desenho, pintura e algumas palavras ilustrações da" Festa dos Reis".




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tradições do Dia de Reis em Portugal


O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro. Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem – lhes comida e bebida . O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20. Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

Os alunos da Escola da Torreira cumpriram a tradição e de porta em porta entoaram a canção:



Nós cá estamos todos, todos a chegar
E as Boas Festas nós cá vimos dar
E os santos reis, nós vimos cantar
E o Deus Menino nos há-de abençoar...
Boas Festas, Boas Festas
Baos Festas vimos dar
Um Ano Novo Feliz
Nós cá vimos desejar.
........................................

Nós somos criancinhas
Pedimos a cantar
Pedimos as janeiras
P'ro ano cá voltar