sábado, 5 de junho de 2010

O envolvimento da família

De acordo com o Projecto Curricular de Turma a participação da família no desenvolvimento das hábitos que favoreçam a leitura foi um dos objectivos traçados e atingidos neste final de ano lectivo.A influência da família na aquisição de hábitos de leitura é primordial, pois o carinho com que os pais lêem para os seus filhos criam momentos inesquecíveis, momentos mágicos,momentos que ajudam a desenvolver a imaginação, e a curiosidade quando surgem situações, problemas que as personagens têm que resolver momentos que poderão levar a imitar a leitura feita pelos pais.Neste projecto tentámos sempre manifestar alegria e entusiasmo em tudo que lemos,o gosto pelos livros, o gosto em observar as ilustrações, a manipulação dos livros...
A leitura pelos pais foi sempre vivida com muita expectativa pelas crianças e não há nada que os pais não façam pelos filhos e que a vontade dos mesmos não conseguisse trazer os últimos encarregados de educação à sala de aula.
Tivemos na sexta-feira, dia 4 de Junho, da parte da manhã o pai do João Pedro, com um livro " Animais com manhas de gente" com a leitura da história " Os cinco amigos e os ladrões".

Um conto tradicional que falava de um porco, de um carneiro, de um gato e de um burro que fugiam dos seus donos, pelo caminho encontraram um garnisé que por não ter despertado a horas certas fugia também. Uma história interessante para uma leitura de férias, já que neste momento todos têm necessidade de treinar a leitura e não perder o hábito de ler um pouco diariamente.






Da parte de tarde, a mãe da Joana Maria leu-nos um história em power point " O Livro Activo" onde todos viram, ouviram e leram (um pouco)as funções de um livro que fez as crianças mais felizes, tornou-se um amigo, cantou canções...
Terminámos com chave de ouro, pois ouvimos ler, recebemos guloseimas e agora toda a turma 1A é leitora.




O prazer em ouvir ler e a compreender as histórias despertou em todas as crianças a curiosidade pela língua escrita, o gosto em ler, fazendo já parte do seu dia-a-dia escolar trazer um livro na mochila para ser ouvido pela professora e colegas.
Agora o leitor é cada um de vós.

Obrigada a todos os encarregados de educação ou seus representantes que participaram no projecto.

1 comentário:

  1. O gosto pela leitura é raro e cada vez mais importante.
    Obrigado pelo excelente trabalho que faz diáriamente com os seus alunos.

    ResponderEliminar