quarta-feira, 27 de junho de 2012

"A Leitura é uma Viagem"

O tema foi lançado pela associação de pais e todas as salas do Agrupamento Vertical de escolas de Vila Caiz deitaram mãos à obra. Na sala do 3ºD da escola de Torreira - Fregim- Amarante a obra prima apareceu assim. Os pequenos artistas estão de parabéns.
Com a mensagem da tela façam durante as férias uma longa e agradável viagem acompanhada de muitas leituras. Umas ótimas férias aos meus alunos e a todos que passam por este blogue. Até setembro.

domingo, 24 de junho de 2012

Retalhos com Histórias

Ao longo do ano letivo trabalhamos um projeto intitulado, Retalhos com Histórias. Os encarregados de educação foram convidados a vir ler à sala de aula,partilhando a leitura com outros pais e com os colegas dos seus educandos. No final, em casa, com um pedaço de pano cru, marcadores de tecido e guaches, desenhavam e pintavam o mais sugestivo do livro. Em sala de aula, era feito um trabalho idêntico ao dos encarregados de educação, entre outros. Todos os pais participaram demonstrando muito gosto pela atividade. Para registo futuro montamos o livro, Retalhos com Histórias, com as fotografias dos desenhos, organizados pela sequência da leitura dos livros e da ordem de chegada à escola. Com os todos os retalhos montamos a nossa manta. Obrigada a todos que ajudaram a desenvolver mais um projeto.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Visita de estudo ao Pavilhão da Água e Sealife

No dia 15 de junho, os alunos da e.b.1 de Torreira viveram com muito entusiasmo e alegria, da parte de manhã, a visita ao Pavilhão da Água e da parte da tarde, ao Sealife. A entrada no Pavilhão da Água desorientou-nos um pouco pela ilusão ótica que a sua estrutura provoca.As experiências e os fenómenos todos ligados a essa fonte de energia que todos devemos preservar, foram uma constante entre o ver e aprender . Com um almoço animado no Parque da Cidade, no final, partimos de novo para "dentro de água" para visitar o Sealife. Momento transbordando de alegria quando o tubarão e a raia bailaram por cima das nossas cabeças. Os cavalos-marinhos apresentaram-se subindo e descendo, o polvo escondeu-se no pote e a tartaruga espreitou-nos, mostrou-se e refugiou-se atrás de Neptuno. Estes meninos muito curiosos espreitam o slideshow para recordar o dia da visita de estudo.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Laboratório aberto

Terminaram as aulas, mas há algumas tarefas que postarei no blog. Toda a ausência se deve, e peço já desculpa, a quem por aqui passa habitualmente, a uma brincadeira de mau gosto que me alterou toda a estrutura de blog, a que eu me tinha habituado, a ver e a trabalhar. Com avanços e recuos pensei fazer um "delete" a tudo, mas faltou-me a coragem. Agora que já me organizei e já configurei alguma coisa, colocarei algumas das atividades realizadas até 15 de junho e desperdir-me-ei até setembro.

No dia 12 de junho, em articulação com as turmas do 4ºano fizemos experiências com objetos condutores e não condutores.

A Joana Maria verificou que um clip com revestimento de plástico não era condutor de energia, contudo um clip sem revestimento, só de metal, conduziu a energia necessária para uma lâmpada dar luz.




A Joana Marisa experimentou um lápis, material de uso diário, em sala de aula, verificando que era um bom condutor.


























Testamos o João Pedro que não foi um bom condutor.





No final concluimos que há materiais condutores (água salgada, clip de metal, anéis, carvão...) não condutores( plástico,vidro...).

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Visita à Resinorte, dois dias depois


Visita à Resinorte

Hoje, dia 4 de Junho celebramos o Dia Mundial do Ambiente. Para festejar este dia, tão especial, fizemos uma visita à Resinorte, que fica em Codeçoso. Fizemos esta visita para aprender a reciclar e reutilizar os materiais. Ao chegarmos a este sítio, pouco agradável, pois cheirava mal, lanchamos e, logo a seguir, foi anunciado que íamos ver um teatro. Nesse teatro foi mostrado como se fazia a reciclagem. Na peça entravam, como personagens, dois palhaços que mostraram e disseram desde o princípio, ao fim, como reciclar para manter o ambiente limpo e bonito. Ao longo do teatro foram necessários alguns alunos para participar nas atividades. No pavilhão de Triagem 1,onde vimos o teatro, vi também cubos grandes e pequenos com latas, outros com papel, cartão e outros com plástico. No fim do teatro, fomos ver o aterro sanitário, onde camiões descarregavam o lixo doméstico, que devido a ser doméstico não dá para reciclar. Aprendi que o lixo em decomposição produz um liquido chamado biogás. Este biocombustível, depois de tratado produz energia. Observamos tudo muito bem e aprendemos, mais uma vez a entender o significado dos 3 R`s. Acabamos a visita, a soltar balões verdes biodegradáveis para o ar e a saborear um delicioso pacote de pipocas bem quentinhas.

Joana Marisa



No dia 4 de Junho, pela manhã fomos à RESINORTE que fica em Codeçoso, Celorico de Basto. Chegamos e fomos recebidos por uma senhora que nos ofereceu um autocolante relacionado com o Dia do Ambiente. Fomos ao pavilhão onde se separa o lixo e se esmagam latas, papéis, cartões… Sentados numa tela assistimos a uma peça de teatro. O teatro era sobre um palhacinho muito traquina que andava na rua a atirar o lixo para o chão em vez de o colocar no sítio certo. Quando apareceu outro palhaço com um apito na mão, assobiou-lhe e disse-lhe para não atirar o lixo para o chão. O palhaço apanhou o lixo todo e colocou-o no ecoponto. No verde colocou os vidros, no azul os cartões e os papéis e no amarelo as embalagens, plástico e o metal. Fizemos jogos divertidos a aprender a separar o lixo, descobrir o intruso entre os resíduos e o jogo mar/terra. Deslocamo-nos ao aterro sanitário e vimos o lixo doméstica a ser descarregado. Explicaram-nos que o lixo quando se decompões produz o biogás. Para celebrarmos esta visita comemos pipocas, deram-nos balões que lançamos para o ar , mais pareciam estrelas a voar. Uma visita de estudo muito interessante porque aprendemos muito. Joana Maria

terça-feira, 5 de junho de 2012

Visita à RESINORTE

A hora do lanche enquanto esperavamos pelo teatro.


Observamos os materiais (papel, cartão e metal) prontos para serem reciclados.





As latas de conservas usadas no nosso dia a dia, darão novas latas depois de recicladas.



A brincar, os palhaços ensinaram-nos a separar os materiais.


Cantamos, dançamos e aprendemos a proteger o ambiente.


No final, tivemos um saco de pipocas e largamos os balões.


Apesar da despedida, com a tristeza de quem perde um balão biodegradável, vimo-los desaparecer, mais parecendo estrelas que se soltaram das nossas mãos.