terça-feira, 23 de novembro de 2010

A saúde do corpo

A programação para o mês de Novembro na área de Estudo do Meio tem como tema - A Saúde do seu corpo - e dentro deste os objetivos são reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo, higiene alimentar, higiene do vestuário e higiene dos espaços coletivos.

Hoje, a Farmácia Matias de Magalhães, representada pelos doutores Joana e João, tomou a iniciativa e proporcionou-nos uma melhoria das aprendizagens neste tema,fora das aulas, levando os conteúdos trabalhados a ficarem mais consolidados com esta visita.No quadro interativo podemos ver todas as normas de higiene do nosso dia-a-dia e ficamos alertados para a pediculose, esses insetos que nos visitam não aos saltos, mas por contato direto com as cabeças, na partilha de bonés, escovas, cachecóis...

Os trabalhos em sala de aula demonstram o que mais gostaram.
O Luís Miguel descreveu o momento focando mais a atenção em tudo que o doutor disse e apresentou.

A Joana Maria focou a sua atenção para a palavra que achou esquisita - pediculose.

A Joana Marisa aprendeu muito bem a lição e ficou com a ideia de dar a informação à família.

O Simão esteve atento e gostou tanto que queria repetir. Brincou com o colega Paulo atacado por dois piolhos da Mariana, mas nem um nem outro os têm.

3 comentários:

  1. Pelos registos feitos, verifica-se que houve boas aprendizagens nas regras de higiene pessoal a ter com o corpo.Sempre que possível, vamos continuar a proporcionar aos alunos desta escola actividades enriquecedoras como esta.
    Parabéns pelos trabalhos!!!
    Professora Flora

    ResponderEliminar
  2. Gena
    Já tinha dito ao Cândido que tinha andado por aqui, mas sem deixar comentário, e tinha-lhe pedido para te transmitir felicitações pelo trabalho desenvolvido.
    Agora deixo-as aqui, escritas, para ti, que estiveste aberta a esta iniciativa e, claro, para a Joana e João, respectivamente minha filha e meu genro, pela iniciativa generosa e trabalhosa que foi preparar esta actividade para os teus pequeninos.
    A isto chamo Cidadania Responsável. E para que ela se concretize há que formar gente activa, dinâmica, com espírito crítico, participativa, ousada, que arrisque sair da segurança do seu cantinho.
    Parabéns a todos. Estão todos no bom caminho.
    E beijinho especial para ti... sei que és uma profissional como poucas.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me só de deixar os parabéns, especificamente, aos alunos, os destinatários da palestra.

    Meninos e meninas
    Soube que se portaram muito bem, pela Joana e pelo João, e não tarda nada estes vossos amigos farão outra visita à vossa Escola para outra conversa, por certo interessante, a propósito de outro tema que, garanto-vos, é do vosso interesse.
    Continuem a trilhar caminhos bons. Não escolham os maus... já há demasiada gente perdida neles...
    Beijinhos e desejo-vos um Santo Natal e um excelente resto de ano lectivo.

    ResponderEliminar