segunda-feira, 12 de abril de 2010

Trava-línguas

Nesta pausa lectiva houve tempo para fazer de tudo um pouco. Num dos momentos em que à volta da mesa de um bom almoço de Páscoa a família se reuniu, o meu sobrinho Gonçalo, o mais novo da família desafiou todos os presentes a dizer depressa e bem alguns trava-línguas que aprendeu no Colégio de Famalicão, onde frequenta o 1º ano. Partilhámos momentos de novas aprendizagens, pois frequenta o mesmo ano que eu lecciono(1ºA de Torreira)e, é difícil não falar daquilo que trabalhamos e como trabalhamos. Dedicamos alguns momentos a este passatempo engraçado, os trava-línguas.
Sendo o trava-línguas um conjunto de palavras de difícil articulação em virtude de sons que exigem, movimentos seguidos da língua que são usualmente utilizados,além de aperfeiçoadores da pronúncia servem para divertir. As crianças gostam de repeti-
-los, é para elas um desafio reproduzi-los sem errar, e o Gonçalo di-los muito bem. Hoje neste recomeço de actividades retomei os trava-línguas, não sendo novidade para os meus alunos, estes são novos e em sala de aula passámos momentos deliciosos. Aperceberam-se rapidamente que a questão do ritmo é fundamental e quanto mais rápido tentam dizer maior é a dificuldade em os concluir, provocando problemas de dicção ou algum entrave na língua que diverte quem os ouve e os sabe dizer correctamente.
Deixámos os dois primeiros que o Gonçalo ensinou para a turma 1A de Torreira aprender e a turma deixa outros dois retribuindo a todos os meninos do 1ºano do Colégio.

Um ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos.Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será.

Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.

Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato.Pinga a pia para o prato, pia o pinto e mia o gato.

Era uma velha que andava a varrer.
Com uma lata no rabo a bater.
Quanto mais a velha varria.
Mais a lata no rabo batia.



<

1 comentário:

  1. olá tia Gena,
    ainda bem que os teus meninos gostaram dos meus trava -linguas.
    Eu também gostei dos vossos.
    beijinhos Gonçalo

    ResponderEliminar