quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Resolução de situações problemáticas a brincar


Na aula de Matemática não podemos descurar nem minimizar os conteúdos científicos, bem como devemos ter a preocupação de capacitar os alunos em termos do domínio de processos e do desenvolvimento de aptidões que conduzam para a resolução de problemas, adaptando-os a novas situações.
A Matemática é uma ciência em que é fundamental persistir e nunca desistir.
A hora da Matemática tem que ser um espaço em que as crianças comunicam as suas ideias.
Aprender matemática é uma forma diferente de pensar.
A aprendizagem da Matemática é um processo activo de resolução de problemas. Quando são dadas às crianças oportunidades de conversar acerca da sua compreensão matemática surgem problemas genuínos de comunicação. Estes problemas constituem oportunidades para aprender matemática.
Sempre que apresentamos às crianças tarefas que fazem sentido para elas encorajámo-las a resolvê-las em vez de seguirem procedimentos que tenham sido apresentadas pelos professores, desenvolvem uma variedade de estratégias para alcançarem a solução.
Estas palavras, estão presentes nos trabalhos dos meus alunos na resolução de situações problemáticas.
.

1 comentário:

  1. Que lindo é o carnaval aí na torreira.
    Adorei explorar esta pagina só ao ver o nome da professora Eugenia

    ResponderEliminar