O Natal está a chegar!
Na semana que o antecede, as atividades foram diversificadas, mas com um tema comum, NATAL.
Pensamos no Natal que já vivemos.
Desenhamos e pintamos.
O Natal carregado de neve.
O Pai Natal e os presentes.
O trenó chegou, puxado por uma rena e aterrou em cima do telhado.
A menina recebeu da mão do Pai Natal, o presente tão desejado.
Há uma estrela no ar, a desejar a todos um FELIZ NATAL.
Escrevemos a carta ao Pai Natal.
Fizemos a árvore de Natal,reaproveitando a árvore de outono.
Recordamos a leitura do livro, O Rapaz Que Tinha Zero a Matemática, e resolvemos fazer um saquinho, para encher no Natal com algum dinheiro oferecido pelos familiares. Hoje, o saquinho levava algumas guloseimas, mas na noite da consoada, terá algum dinheiro para ajudar a comprar o presente dos nossos sonhos. Foi assim que o Vasco fez, preferiu dinheiro para comprar o presente tão desejado, em vez de muitos sem interesse.
Algumas mães coseram os saquinhos feitos com pano cru e nós usamos a técnica do guardanapo.
Recortamos o guardanapo.
Utilizamos cola própria para o trabalho.
Pincelamos o saco.
Colamos o guardanapo e voltamos a pincelar.
Concluido o trabalho,ficou a foto para mais tarde recordar.
No final, cantamos, tocamos flauta e recebemos o Pai Natal.
Um momento do agrado de todos.
O Pai Natal presenteou todas as crianças.
As barbas brancas faziam cócegas.
Houve uma criança com mais interesse em descobrir a cara do Pai Natal do que o presente.
Para adoçar a época festiva fizemos Bolachinhas de Natal.
Touxemos açúcar, farinha, ovos, manteiga e canela.
Misturamos muito bem todos os ingredientes.
A massa estava um pouco presa,mas alguém queixou-se que a massa estava dura, pois, foi tal o esforço, que em poucos segundos ficou cansado.
Misturamos tudo muito bem e sempre para o mesmo lado.
Estendemos a massa e cortamos com formas, onde havia feitios de lua, estrela, coração, trevo, anjo...
Fizemos mais de duzentas bolachas.
Finalmente, apareceram estas deliciosas bolachas, mas a primeira fornada perdeu-se, os vigilantes acharam que deviam de ser torradas.
A receita.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
A tabuada do nove
As descobertas da tabuada do nove.
Os produtos encontrados são um ímpar(9),um par(18),um ímpar(27)... e assim sucessivamente.
Saltando de nove em nove reparamos que todos os resultados, com a exceção do 81 e do 90, fazem parte de todas as tabuadas estudadas anteriormente.
Nos produtos obtidos, o algarismo das dezenas vai crescendo e o algarismo das unidades vai decrescendo.
Adicionando os algarismo dos produtos o resultado é sempre 9.
Desenhamos o padrão circular do nove.
Os produtos encontrados são um ímpar(9),um par(18),um ímpar(27)... e assim sucessivamente.
Saltando de nove em nove reparamos que todos os resultados, com a exceção do 81 e do 90, fazem parte de todas as tabuadas estudadas anteriormente.
Nos produtos obtidos, o algarismo das dezenas vai crescendo e o algarismo das unidades vai decrescendo.
Adicionando os algarismo dos produtos o resultado é sempre 9.
Desenhamos o padrão circular do nove.
domingo, 4 de dezembro de 2011
História em retalhos
Já chegaram à escola os retalhos,que as diferentes famílias, de uma forma excelente, carregados de cor e imaginação reproduziram a leitura do livro, O rapaz que tinha zero a matemática.
A família do João Pedro representou a história mostrando que a matemática é uma ginástica da cabeça.Sem ir ao ginásio, nem vestir fato de treino, faz-se ginástica com a cabeça.
"Ai,não há coisa mais prática
Que usar a matemática!
Mesmo uma pessoa asmática,
muito velha, com ciática
faz ginástica acrobática
com essa jovem simpática
que se chama matemática.
A família da Marta desistiu de mostrar os cálculos do Vasco, pois ele gostava de ser engenheiro, mas com as contas todas erradas, as pontes depressa caíam para o fundo dos rios. Lembrou-se que a Isabel, uma das personagens da história pediu-lhe ajuda para fazer o bolo do aniversário.O Vasco, rapidamente, fez o bolo,mas com as doses todas trocadas.O bolo foi um verdadeiro desastre; pingou gordura para o vestido da professora, estava enjoativo, alguns até achavam que iam vomitar...
A família do Orlando também quis marcar o acidente na cozinha, na confeção do bolo de aniversário.
Para o Vasco mais grama, menos grama não tinha qualquer importância.Entornou meio pacote de farinha, ao açúcar fez o mesmo, entornou toda a garrafa do óleo e só faltavam os ovos.Pensou quanto seria 4x2.Achou que seria meia dúzia.Ovos e raspa de limão e o bolo ficaria uma delícia..........
No dia seguinte, o desastre.
O trabalho de sala de aula, onde todos participaram.
A escolha dos protagonistas, Vasco e Isabel.
O problema do Vasco.
A família do João Pedro representou a história mostrando que a matemática é uma ginástica da cabeça.Sem ir ao ginásio, nem vestir fato de treino, faz-se ginástica com a cabeça.
"Ai,não há coisa mais prática
Que usar a matemática!
Mesmo uma pessoa asmática,
muito velha, com ciática
faz ginástica acrobática
com essa jovem simpática
que se chama matemática.
A família da Marta desistiu de mostrar os cálculos do Vasco, pois ele gostava de ser engenheiro, mas com as contas todas erradas, as pontes depressa caíam para o fundo dos rios. Lembrou-se que a Isabel, uma das personagens da história pediu-lhe ajuda para fazer o bolo do aniversário.O Vasco, rapidamente, fez o bolo,mas com as doses todas trocadas.O bolo foi um verdadeiro desastre; pingou gordura para o vestido da professora, estava enjoativo, alguns até achavam que iam vomitar...
A família do Orlando também quis marcar o acidente na cozinha, na confeção do bolo de aniversário.
Para o Vasco mais grama, menos grama não tinha qualquer importância.Entornou meio pacote de farinha, ao açúcar fez o mesmo, entornou toda a garrafa do óleo e só faltavam os ovos.Pensou quanto seria 4x2.Achou que seria meia dúzia.Ovos e raspa de limão e o bolo ficaria uma delícia..........
No dia seguinte, o desastre.
O trabalho de sala de aula, onde todos participaram.
A escolha dos protagonistas, Vasco e Isabel.
O problema do Vasco.
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