quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Zero a matemática

Duas mães e uma avó, juntamente com os seus filhos e seu neto ofereceram um momento delicioso de leitura, a toda a turma do 3ºD.
De Luísa Ducla Soares, ouvimos ler,O rapaz que tinha zero a matemática.

Era uma vez um rapaz que só tinha zero a matemática.
Um dia surpreendeu tudo e todos com um poema.
"Há coisa mais antipática
Pior que a matemática?
nem sequer a dor ciática,
a tortura asiática
a tosse de cão asmática...
Há coisa mais antipática
pior que a matemática?"

Como detestava a matemática,não sabia fazer contas, não sabia calcular o dobro das porções da receita do bolo dos anos da Isabel, foi enganado por o Raul, um mariola que lhe ficou com o troco...
Mas um dia, o seu avô fê-lo descobrir que em cima dos ombros, entre duas orelhas, por baixo dos cabelos havia uma máquina pronta a funcionar.
Durante umas férias de Natal, o Vasco e o avô fizeram muita ginástica.
A matemática é uma ginástica da cabeça.
"Ai, não há coisa mais prática
Que usar a matemática!
..................................................................................

Com o desenvolvimento da história, o Vasco não soube preparar devidamente o bolo dos anos da sua amiga, mas a mãe da Marta surpreendeu todos, quando nos ofereceu no final da história um bolo.

Estava muito fôfo e gostoso.
Todos lhe agradeceram batendo muitas palmas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tabuada da multiplicação por 8

Continuamos a descobrir regularidades e padrões das tabuadas.
Antes de memorizarmos a tabuada da multiplicação por oito, fizemos diferentes construções para a entendermos.



Saltando de oito em oito, descobrimos que só encontramos números pares.
Descobrimos o padrão numérico e com os produtos obtidos desenhamos o padrão circular da tabuada do oito.

Nos cadernos registamos os trabalhos que se vão fazendo no quadro.



Construimos uma tabela e verificamos que a tabuada do 8 é o dobro da do 4

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tabuada da multiplicação por 7

A matemática é um constante desafio. Diariamente, em sala de aula,através de diferentes estratégias as crianças compreendem, controem e memorizam as diferentes tabuadas.
Fazem contagens por filas e por colunas, construindo a tabuada em papel quadriculado.

Descobrem as regularidades do sete.
Os seus resultados são múltiplos de sete, saltando de sete em sete,descobrem que todos os números do produto são números pares.


Em papel quadriculado desenham um quadrado,dividem-no em cem quadradinhos e saltando de sete em sete, identificam através do desenho a tabuada do sete.


Descobrem o padrão numérico associado aos resultados da tabuada.
Com os produtos obtidos da multiplicação por sete descobrem o padrão circular da tabuada do sete.No padrão numérico deve-se ter em conta apenas os algarismos das unidades dos produtos que se vão obtendo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Feira de outono/ magusto


Cumpriu-se mais uma das muitas atividades referenciadas no PAA.
Apesar do mau tempo, a comunidade escolar compareceu, durante a parte da manhã, para conviver e apreciar as diferentes bancadas carregadas dos mais atraentes e diversificados produtos.
A chuva obrigou-nos a utilizar uma sala de aula para a venda dos produtos.
A bancada das compotas, que a D. Eulália prepara de uma forma tão doce e delicada, assim como alguns encarregados de educação que capricham, não só no produto como no adorno dos seus recepientes.

Tantos produtos para tanta gente e esgotaram rapidamente.


Da parte da tarde a chuva não nos abandonou, mas as castanhas comeram-se na cantina, onde todos se divertiram e apreciaram uma forma diferente de festejar o S. Martinho.
Uma cantina com um único prato, castanhas assadas.

A turma do 3ºD saboreia as castanhas assadas e enche as suas saquinhas para levar para casa e oferecer aos pais.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Castanhas na matemática

Aproxima-se o dia de S.Martinho e tudo se desenvolve à volta das festividades que as crianças vivem intensamente, o magusto e a feira de outono.
Hoje, a escola animou-se com a organização dos produtos e respetiva etiquetagem com o preçário,mas em sala de aula, a matemática refletiu o trabalho que o Telmo teve no souto junto a sua casa de Outeiro de Celas.

Diferentes formas de apresentarem a situação problemática.




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gato Preto ...Passarinhos Azuis

Trabalhada a história nas diferentes áreas, há sempre um momento em que se evidencia uma parte mais lúdica, mais livre e criativa.Na área de expressão plástica, duas alunas, muito responsáveis debatem oralmente com toda a turma o que de mais significativo devem registar no pedacinho de pano cru. Escolhido o desenho, sentados numa mesa hexagonal, são todos chamados a participar no trabalho. Surgiu este, que foi feito ao longo de alguns dias de acordo com o desenvolvimento e conclusão de outros trabalhos planificados.
Trabalho de grupo feito na turma.



A família envolve-se em todo o projeto, não só quem vem ler à escola, como aqueles que em casa, apoiam na execução dos trabalhos.
A mãe da Joana Maria levou o retalho para casa e o trabalho apareceu.
Os autores foram a Joana e o pai, que com muito gosto e muita criatividade deram mais cor e alegria à Bruxa Gato Preto e à Fada Passarinhos Azuis.Um desenho onde não faltou à Fada e Bruxa os acessórios necessários (varinha e vassoura) para o Abracadraba e o Per-lim-pim-pim,funcionarem na perfeição.

Já tivemos todos oportunidade de ver um desenho muito bem feito pelo pai do Miguel Ângelo quando o tema foi a água, mas agora o trabalho mostrou que há mais um artista desconhecido, só com esta obra editada.
O Miguel entregou o desenho com tanto gosto, mas quis que todos soubessem que só foi o pai que fez.