sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A girafa que comia estrelas

...
Um dia de festa, a mãe-leitora fazia anos, mas os presenteados foram os alunos e a professora do 2B de Torreira, pela graciosidade, pela leitura clara, correta, com pausas e entoações próprias de uma história que nos envolveu com situações mágicas do chão da savana até às nuvens,juntamente com o filhos o João,um bom leitor, e o Afonso, ouvinte.
De José Eduardo Angalusa, mãe e filho, leram-nos - A Girafa que comia estrelas-
Uma linda história onde a amizade entre uma girafa e uma galinha-do-mato resolveram um grave e sério problema, a seca na savana.
Era uma vez uma girafa, Olímpia de nome, que andava sempre com a cabeça nas nuvens a comer estrelas e a tentar ver anjos.
A galinha-do-mato,de nome D.Margarida, pouco inteligente, mas sabia dizer provérbios que quase toda a gente conhecia, mas ela dizia-os como se fossem seus, piscando os olhinhos e torcendo a cabeça vendo-se que fazia muito esforço para pensar.
Olímpia e Margarida envolveram-s em aventuras e tornaram-se verdadeiras amigas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Histórias de encantar / Pom-Pom trata dos seus amigos animais


Mais um momento mágico, com uma leitura dialogada,com mudança de voz em cada personagem,entoações, pausas e uma cumplicidade entre mãe e filha, enfim uma verdadeira história de encantar.
Mostraram-se todos muito atentos e recetivos quando a Joana Marisa e a mãe abriram o livro e começaram a dar voz aos animais, dando-lhes vida e fazendo-nos embarcar pelo bosque, onde Pom-Pom, carinhosamente, tratava os seus amigos.

Reconto escrito e ilustração.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Projeto " Mil Escolas"

Para desenvolvimento do projeto " Mil Águas...Mil Escolas", a empresa AdDP chegou com uma vasta equipa que nos proporcionou atividades lúdico pedagógicas durante todo o dia.
Iniciou-se com, Imagens contam estórias, onde a flor da macieira abrigou um simples ovo, posto por uma borboleta, demonstrando-nos o ciclo da sua vida, dentro e fora da maçã.

Água em movimento,experiências onde todos observaram no microscópio as bactérias da água; o óleo queimado causador da destruição da água potável;alertas para o número de doenças causadas pela ingestão de água imprópria para consumo; regras para poupar água...

Entre o charco e a terra, um jogo de atenção, todos gostaram de se sentirem, Na pele dos Anfíbios.

Sempre o ambiente à volta das atividades, apelando à criatividade e atenção, a quarta sessão subordinada ao tema A Expressão Dramática e a Natureza.

Finalmente "O meu rio" um tema bem presente em tantos, mas sentido também no nosso Tâmega, onde as águas, outrora transparentes, hoje com cores e padrões de poluição, fazem-nos pensar como o Homem tem coragem de destruir a natureza, sem pensar que está a destruir-se a si mesmo.


Trabalho de grupo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A menina que detestava livros


Hoje, a Joana Maria e a mãe leram à turma o livro, A menina que detestava livros.
Mina a personagem principal da história, sempre que alguém lhe falava de livros respondia:- EU DETESTO LIVROS.
Os pais da Mina adoravam ler, na sua casa havia livros por todo o lado, liam livros a toda a hora do dia, mas a filha detestava-os.
Um certo dia, a vida de Mina sofreu uma reviravolta, ela começou a gostar de livros e a ler, a ler...
Reconto oral, escrito e respetiva ilustração

domingo, 9 de janeiro de 2011

Magalhães chegou à sala de aula

Um momento de grande entusiasmo. Muito ainda há a descobrir e a aprender.