quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uma boa ideia

Encontramos famílias que compram livros para os seus filhos e os lêem com eles, mas nem todas têm esse hábito.
Na escola envolvemos a família com pequenos momentos onde os alunos podem escutar, partilhar leituras, fazendo com que os livros sejam estimados e apreciados nas suas casas.
Os pais e o irmão do António participaram no desenvolvimento desta atitude que favorece a leitura. O momento ainda se tornou mais mágico pela vaidade que o António demonstrou e pela excelente leitura que fez.
"Uma boa ideia" foi a história lida onde os poderes mágicos de SamSam, o mau cheiro e os gostos estranhos do Fedorento, o aniversário deste e do Ervilhinha, demonstraram o que pode fazer um amigo, quando é convidado para duas festas de aniversário de dois grandes amigos, no mesmo dia e na mesma hora.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Matemática em Salada de fruta

Celebrámos o Dia da Alimentação a trabalhar situações problemáticas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia da Alimentação

Dia da Alimentação comemora-se a 16 de Outubro, mas hoje na escola o dia foi dedicado a essa palavra chamada Alimentação.
Interpretamos e registamos um provérbio,vimos o conteúdo de um power point mostrando-nos aquilo que devemos comer e aquilo que devemos evitar, fizemos uma salada de fruta muito colorida com a colaboração das professoras Branca e Carla e vimos um power point com a história " O patinho que não gostava de legumos". Lemos, ouvimos ler, recontámos oralmente e todos escrevemos frases que deram o reconto da história.
Esta saborosa salada foi a nossa sobremesa no final do almoço.

Recontada oralmente a história do patinho Artur que não gostava de legumes, nem bolo de cenoura, descobriu com a ajuda dos duendes dos legumes que estes são os nossos protectores das doenças,ajudam-nos a crescer e dão-nos força para aprender e correr. Todos os meninos devem fazer como fez o patinho Artur que comeu muitos legumes e passou o Inverno sem gripe.



sábado, 16 de outubro de 2010

Cantinho outonal

Continuamos a tratar o tema Outono, mas desta vez dedicado à Expressão Plástica.
O Adriano e o Simão pintaram o tronco e estenderam os ramos.

As folhas foram coladas.


Entramos na sala e deparamos com o Outono a lembrar-nos que cá fora a natureza também está colorida.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Leitores criados...contos partilhados


No ano anterior um dos tema do P.C.T intitulava-se" Lendo histórias...criando leitores" dando sequencialidade a esse tema, hoje iniciamos o proposto para este ano lectivo" Leitores criados...contos partilhados"
O Adriano Filipe partilhou a leitura com a mãe e a irmã que não sabendo ler, palrava de quando em vez.O momento para além de favorecer o envolvimento da família cria uma certa magia nas vivências ligadas ao prazer de ler.

Uma partida do Sonhomau foi a história lida a dois.
"SamSam é um rapazito como outro qualquer.Tem super amigos e nem sempre tem vontade de ir para a escola. Mas também ele é dotado de super poderes! Voa, ouve e vê até ao infinito."............. A leitura começou assim.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sinais de Outono

Vive-se a estação do Outono e alguns trabalhos surgem em sala de aula.
Escolhida a folha,a Joana Maria retratou assim o Outono.

Contornada a folha com cores outonais, a Beatriz retratou a estação de uma forma suave como a pintura.

O indicador direito do João Pedro optou por contornar a folha de cor alaranjada comparando-a ao braseiro do fogareiro das castanhas.

Durante o texto pensou na avó, no dia do seu aniversário e o gosto que a mesma tem pelos tons que o Outono oferece à natureza.

Quando iniciou o texto tive a esperança que uma breve poesia surgisse. Apareceu a prosa,mas com certo tom poético que o Simão soube retratar.

sábado, 9 de outubro de 2010

A vindima

Com a chegada do Outono a colheita dos cachos de uvas, é um momento de trabalho árduo, mas também de festa, encontro de familiares e amigos.
O Telmo e o Simão estiveram na mesma vindima, a Joana num local diferente, mas com vivências muito parecidas. Relataram à turma e sob a orientação do Simão produziram este pequeno texto.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia nacional da água


Uma parte do nosso trabalho diário foi dedicado ao tema do dia - A ÁGUA -
Hoje é o dia nacional da água. Todos sabemos que sem ela não conseguimos viver. A água potável existente no planeta é escassa. Há necessidade da sua preservação e defesa da sua qualidade.Sem água não há vida.
Recordamos as dicas da água trabalhadas no ano anterior.

Ouvimos,interpretamos, memorizamos,cantamos e ilustramos a canção - A gotinha de água

A gotinha de água
Caiu, caiu
Na terra molhada
Sumiu, sumiu
Veio o sol brilhante
Secou, secou
E a gotinha de água
Evaporou, evaporou, evaporou
Com outras gotinhas
Subiu, subiu,
A gotinha em nuvem se transformou
A gotinha de água tremendo de frio
Meteu-se na nuvem
E a chuva caiu.


Leu-se uma adivinha e achou-se a solução.
Como se tira da água uma pessoa que cai no rio e não sabe nadar?

Por fim ouvimos a história- O descontentamento do Peixe Grande- que depois de interpretada surgiu o reconto feito no quadro por todos os meninos da turma e feito o seu registo no caderno diário.