domingo, 20 de junho de 2010

Até Setembro

O ano escolar chegou ao fim.
As merecidas férias chegaram.
No último dia de aulas chegou "o livrinho" a grande aventura de todos que este ano iniciaram a aprendizagem da leitura e da escrita.
Agora são já leitores os autores da Caracolita.
Aos guardiões do futuro da 1A, umas óptimas férias e preparem-se para novos desafios e mais aventuras para o próximo ano lectivo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Registos da visita

Em sala de aula, depois do desenvolvimento oral, os alunos expressaram as suas ideias de várias maneiras, evidenciando o dia vivido em Cabeceiras de Basto.






terça-feira, 15 de junho de 2010

Marcas de Despedida

Aproxima-se o final do ano lectivo.
Em Cabeceiras de Basto passámos um belo dia numa escola de Trânsito, onde os condutores tiveram que respeitar todos os sinais evitando assim acidentes na estrada.


A manhã estava bastante fresca, a floresta era densa ocultando a luz brilhante do sol, mas todo o seu percurso, à descoberta dos animais e respectiva identificação foi uma aventura. Assustados fugiam coelhos bravos de diferentes tamanhos e cores, as codornizes, patos bravos, rolas e pombas alegravam a criançada que ora fazia silêncio para os não assustar ora berrava com tanto entusiasmo.
Mais uma caminhada e o grupo de javalis cativou-os ficando presos às redes, pois a ninhada dos pequenos era muito engraçada e colorida.

Continuando, a curiosidade pelos nomes dos animais aumentava. Viram a raposa,o cedro do atlas, o muflão, os gamos...



O almoço num belo parque onde todos brincaram.
A hora de descobrir o Centro Hípico de Vinha de Mouros.
Em fila esperavam pela vez de montar um cavalo.

Estes meninos são todos muito corajosos e nenhum mostrou qualquer receio. Gostaram da experiência e queriam muito repetir.




A visita estava quase a terminar e nada melhor que um passeio de comboio pela vila de Cabeceiras de Basto.


sábado, 5 de junho de 2010

O envolvimento da família

De acordo com o Projecto Curricular de Turma a participação da família no desenvolvimento das hábitos que favoreçam a leitura foi um dos objectivos traçados e atingidos neste final de ano lectivo.A influência da família na aquisição de hábitos de leitura é primordial, pois o carinho com que os pais lêem para os seus filhos criam momentos inesquecíveis, momentos mágicos,momentos que ajudam a desenvolver a imaginação, e a curiosidade quando surgem situações, problemas que as personagens têm que resolver momentos que poderão levar a imitar a leitura feita pelos pais.Neste projecto tentámos sempre manifestar alegria e entusiasmo em tudo que lemos,o gosto pelos livros, o gosto em observar as ilustrações, a manipulação dos livros...
A leitura pelos pais foi sempre vivida com muita expectativa pelas crianças e não há nada que os pais não façam pelos filhos e que a vontade dos mesmos não conseguisse trazer os últimos encarregados de educação à sala de aula.
Tivemos na sexta-feira, dia 4 de Junho, da parte da manhã o pai do João Pedro, com um livro " Animais com manhas de gente" com a leitura da história " Os cinco amigos e os ladrões".

Um conto tradicional que falava de um porco, de um carneiro, de um gato e de um burro que fugiam dos seus donos, pelo caminho encontraram um garnisé que por não ter despertado a horas certas fugia também. Uma história interessante para uma leitura de férias, já que neste momento todos têm necessidade de treinar a leitura e não perder o hábito de ler um pouco diariamente.






Da parte de tarde, a mãe da Joana Maria leu-nos um história em power point " O Livro Activo" onde todos viram, ouviram e leram (um pouco)as funções de um livro que fez as crianças mais felizes, tornou-se um amigo, cantou canções...
Terminámos com chave de ouro, pois ouvimos ler, recebemos guloseimas e agora toda a turma 1A é leitora.




O prazer em ouvir ler e a compreender as histórias despertou em todas as crianças a curiosidade pela língua escrita, o gosto em ler, fazendo já parte do seu dia-a-dia escolar trazer um livro na mochila para ser ouvido pela professora e colegas.
Agora o leitor é cada um de vós.

Obrigada a todos os encarregados de educação ou seus representantes que participaram no projecto.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ser Criança


Dia 1 de Junho, dia da Criança foi vivido em cheio pela turma 1A.

Da parte da manhã, no Complexo Desportivo da Costa Grande houve atletismo, futebol, salto em comprimento, escorregas, baloiços e um passeio pela margem do rio Tâmega à procura de uma sombra para um breve lanche.




Da parte da tarde, a mãe do Luís trouxe a Tânia, prima do Luís e da Joana Marisa para ler uma linda história, Joana e o espelho. Um espaço preenchido sempre com muita alegria, muita expectativa, pois a leitura e o enredo da história levava-nos para um mundo parecido com o da Alice no País das Maravilhas, um mundo imaginário conhecido através de um espelho que depois de desembaciado e com a ajuda das palavras mágicas"zababadum" "zababadão" deixava-nos ver tudo para lá do espelho.

Quem nunca falou com o espelho?
Será que o espelho não fala todos os dias connosco?



A terminar o dia " O Pequeno Urso Polar" foi o filme que nos encantou com uma história de amizade e alegria entre um urso e uma foca. Como fazer novos amigos mesmo que eles sejam focas.A invulgar história ajudou os ursos e as focas a serem amigos, contudo a invulgar amizade foi ameaçada por um "monstro" metálico que invade o seu mundo e começa a engolir todo o peixe.
Embarcámos durante noventa minutos nesta linda história.

Algus trabalhos que evidenciam as vivências do dia.
Ser criança é comer um gelado de sobremesa.
Ser criança é brincar com os outros numa corrida de atletismo.
Ser criança é sentar-se na relva a fazer um piquenique.
Ser criança é andar no baloiço e no escorrega.
Ser criança é jogar futebol contra a turma 1ºB.



....................................................................................