segunda-feira, 31 de maio de 2010

Propriedades físicas da água

Experimentámos para concluir que iguais quantidades de líquidos ocupam formas diferentes.
A água ficou com a forma dos recipientes.
O sumo tomou a forma das vasilhas que trouxemos para a sala de aula.
Abrimos uma garrafa e comparámos.
A água pura não tem cor(incolor). A água pura não tem sabor(insípida). A água pura não tem cheiro( inodora).

Experimentámos azeite, leite, açúcar, sal, areia...e verificámos o efeito da água em algumas substâncias. Umas misturaram-se, outras não se misturaram, umas dissolveram-se e outras não.
Levámos alguns materiais( cortiça, casca de árvores, rolhas,pedras...)uns flutuavam e outros não.
As experiências foram momentos muito apreciados por todos podendo comprovar aquilo que ou ouvem dizer ou vem nos manuais.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

As luvas, o leque e os óculos de sol

Uma das actividades do P.C.T. " Lendo histórias...criando leitores" recebeu, hoje da parte da tarde a penúltima mãe a vir ler à sala do seu educando. Trouxe uma história simples, mas interessante onde o diálogo entre as luvas e o leque mostrou aos alunos que todos têm a sua utilidade de acordo com as necessidades de cada um e com as estações do ano. Mostrou que todos precisámos uns dos outros respeitando o trabalho de cada um.No meio da zanga entre as luvas e o leque, os óculos de sol conseguiram apaziguar os ânimos tão exaltados dos acessórios que os acompanhavam tanto de Verão como de Inverno.

A mãe da Marta criou uma magia especial, despertando a curiosidade pela narrativa onde mais uma vez o gosto com que ouvem ler,a atenção que prestam ao momento,num futuro próximo mostrará que aqui se estão a formar grandes leitores.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

As Fadas Verdes

Os poemas despertam a imaginação e a fantasia. A poesia é um meio privilegiado para a transmissão de conhecimentos através da sonoridade dos versos rimados, cuja cadência se aproxima das canções e as transforma num tipo de linguagem particularmente atractiva e perceptível para a criança.
A leitura do livro " As Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo deram-nos um pouco de força para aguentar mais um tempo na aula de apoio ao estudo,no último tempo do dia, pois completavam-se quase sete horas de permanência na escola.
Com a leitura dos poemas encorajamos alunos a ler, desenvolvemos a compreensão da leitura dos poemas,exploramos o ritmo e a sonoridade e treinamos a leitura em voz alta.

Os alunos leram, ouviram ler colegas, professora e fizeram o comentário e respectiva ilustação dos poemas mais apreciados.
........................
Param as mãos da menina
Uma rosa ou uma violeta
E em suas mãos pequeninas
Adormece a borboleta

Os poemas mais apreciados foram: A Pinha, A Amiga da China, Alegre Menina,A Borboleta, Cortar e A Água.
A menina ria
E a pinha se abria
E também ria
..........................

A Amiga da China, era uma tangerina,de pele fina, com cara de menina cujo perfume ficava na mão, nos cadernos, no bibe e no pão quando ia para a escola.

domingo, 23 de maio de 2010

" A Água, os Rios e Nós"

Indo de encontro ao projecto "Mil Escolas", na passada 5ª feira houve na E.B.1 de Torreira, uma palestra " A Água,os Rios e Nós"- o uso sustentável da água.Os alunos da Turma 1A participaram dando algumas dicas para o uso correcto da água evitando o seu desperdício. A noite estava quente, mas dezassete "gotinhas" cristalinas, leram para uma plateia que os ouviu atentamente refrescando as ideias para o uso deste bem tão precioso que um dia pode esgotar.


Dicas sobre a água

Desperdiçado, poluído e esgotado, assim está hoje o principal recurso do planeta.
Com a população a aumentar adivinha-se que este século poderá ser marcado
pelo mais velho conflito do mundo: a guerra da água.

A água é indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos
e é utilizada em muitas das nossas actividades diárias devemos
poupá-la no nosso dia-a-dia.

Arranje qualquer torneira que esteja a pingar.
Sabe quanta água perde
num dia com uma torneira a pingar?
A gotejar 50 litros.
É muito não é ?

Arranje as torneiras e mantenha-as sempre bem fechadas.

Se o seu autoclismo não tiver dois botões para descargas maiores e menores ,
então coloque uma garrafa de água cheia dentro do depósito para ocupar espaço
e reduzir o volume de água.

Não deite lixo para as sanitas evita assim descargas desnecessárias.

Não deixe a água a correr quando está a lavar os dentes.
Atenção aos pais. Quando fazem a barba utilizem uma bacia ou fechem o lavatório.

Enquanto se ensaboa feche as torneiras,
não deixe a água a correr.

Prefira o duche ao banho de imersão.

Enquanto espera que a água quente chegue para o seu banho matinal recolha a água
fria e reutilize-a.

Utilize as máquinas de lavar louça e roupa
Apenas quando estiverem totalmente cheias.

Deixe crescer a relva do seu jardim , pois ela fica mais verde
e necessita de menos água.

Regue de manhã cedo ou à noite.
Nunca rega nas horas de maior calor porque a água evapora-se rapidamente.
Não faça da sua mangueira uma vassoura.
Varra os pavimentos.

Lave o seu carro a balde e esponja.

A água é para a terra o mesmo que o sangue para o corpo.
Sem ela não há vida.
Temos que pensar
que um dia ela pode esgotar.

Pense muito bem nisto e comece já hoje
a poupar umas gotinhas.

POUPEM-NOS.

Uns óculos para a Rita


Estão a terminar as leituras em sala de aula por um encarregado de educação.
A mãe da Diana leu-nos uma história interessante de uma menina chamada Rita que tinha necessidade de usar óculos.
Descobrimos rapidamente que seria uma menina que provavelmente teria a mesma idade que os meninos da 1A, estava no 1ºano da escolaridade, pois a falta dos óculos impedia-a de distinguir a letra a da letra o , confundindo o seu tracinho quando a copiava e de colocar a pintinha no i.


terça-feira, 18 de maio de 2010

Há fruta na escola

Desde o dia 14 de Abril, que às terças e quintas é oferecido uma peça de fruta a cada aluno.
O objectivo da iniciativa, realizada no âmbito de um programa instituído pela U.E. que consiste na distribuição gratuita de hortofrutícolas aos alunos das E.Bs.
Este programa ajuda a promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde e a par disso ajuda a construir saberes matemáticos usando e manuseando o material.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saída de campo

Integrada no projecto "Mil Escolas" a água e os ecossistemas ribeirinhos, uma parte da tarde foi destinada a uma saída de campo,junto à Ribeira do Rio,que a partir de agora será o nosso Rio Verde.


Um tempo convidativo, um lugar belíssimo, uma ribeira onde as águas ainda são tranparentes,uma musicalidade carregada de um murmúrio provocado pela queda de água, um serpentear de águas onde outrora uma azenha moía os seus grãos, tudo isto num pequeno local, onde soube muito bem fazer silêncio, apreciar o momento e sentir os diferentes sons da natureza.

Neste ambiente começaram as nossas descobertas, pois a sala de aula também pode ser junto ao rio, onde professores e alunos já sabem chamar as plantas,os insectos e as flores pelos nomes.




sábado, 15 de maio de 2010

João e o pé de feijão


Nestes derradeiros momentos de leitura em sala de aula por um encarregado de educação continuam a despertar a curiosidade pelos livros onde todos desfrutam, emocionam-se e vivem as histórias. As crianças imitam os comportamentos dos adultos, por isso, a influência da família na aquisição dos hábitos de leitura é fundamental.O gosto com que a mãe lê, a vaidade e alegria que o filho demonstra ao ouvir ler, cria um momento único que só a atenção de todos, o gosto que demonstram por cada livro diz que valeu a pena o desenrolar desta actividade ao longo do ano lectivo.
João e o pé de feijão foi a demonstração de tudo isto e como por magia todos cresceram, já não só gostam de ouvir ler, mas também gostam muito de ler.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comparação de materiais 2º propriedades simples

Favorecendo nos alunos a construção do seu próprio conhecimento, o ambiente de sala de aula foi propício à aprendizagem exigindo a participação activa de todos.
A professora foi dinamizadora e facilitadora da aprendizagem, o ambiente interessante pela diversidade dos materiais, despertando maior curiosidade nas crianças descobrindo e questionando tudo que observavam, sentiam e saboreavam.

Diferentes formas

Os cheiros (agradáveis e desagradáveis)




Os sabores
O ácido do limão não foi agradável para ninguém.
Em acidez preferiram o vinagre.
O sal fino e grosso foi saboreado por todos.


Os sabores doces (açúcar, chocolate, mel, café...foram os preferidos)




À descoberta das texturas
Comparação das texturas (liso,áspero, rugoso e macio)

As diferentes texturas foram sentidas com as limas finas e grossas, com lixas de diferentes números, esfregão de arame, cascas de árvores, boneco de lã, folha de papel, saco plástico...



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Matematicando com patas

Em Estudo do Meio foram estudados os animais e suas características e, com base neste estudo e na observação de alguns, os alunos resolveram situações problemáticas.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

O colar da Joana

Um momento de prazer em que as crianças aprendem a comunicar matemática.
Uma simples situação problemática onde há leitura, interpretação desenvolvendo a expressão oral, desenho, pintura e expressões numéricas.




domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe


O dia das mães começou a ser comemorado e festejado por volta do século XX nos EUA quando uma americana chamada Anna Maria Reeves Jarvis perdeu a sua mãe. Diante da situação resolveu idealizar um dia para lembrar a importância de todas as mães. Isto ocorreu em 1905 e em 1914 a data foi oficializada pelo presidente dos EUA Woodrow Wilson. Nos EUA a data ficou definida como dia 9 de Maio. Anna ficou conhecida como responsável pelo dia das Mães nos EUA por ter lutado durante anos para que a data fosse reconhecida pelos governantes.
Em Portugal durante muitos anos a data foi comemorada no dia 8 de Dezembro, actualmente festeja-se o Dia da Mãe no 1º domingo de Maio.
Lembrando a Mãe, os meninos da turma 1A elaboraram um trabalhinho escrito e na área de Expressão Plástica fizeram uma flor que nunca morrerá, tal e qual o amor da mãe em relação aos filhos e vice-versa.
A todas as Mães um dia muito feliz, dando valor a actos simples e pequenos dos filhos, pois é nas coisas simples que se encontram os verdadeiros afectos.